Comprar ou construir? Qual o melhor investimento?

Investir em habitação própria pode passar por dois caminhos distintos. Comprar pronta a habitar? Ou construir à medida? Do ponto de vista do investimento, temos bons argumentos para a aposta ser na construção.

casa-de-sonho

Comprar casa pronta a habitar

É sem dúvida a solução mais prática. Compramos, recebemos a chave, activamos os contratos de serviços, mudamos e já está. Mas será o melhor investimento?

Dados relativos à rentabilidade imobiliária em 2019, obtidos em diversas fontes, e ressalvando diversos contextos, apontam para que o investimento em compra possa ter uma rentabilidade estimada que ronda os 6%. É certamente melhor que um depósito a prazo, mas a margem para acomodar alterações de mercado é reduzida e muito arriscada.

Construir ou reabilitar

Do ponto de vista do investimento, a construção de raiz pode ser a melhor decisão.  E no projecto da Casa do Mirante os números foram muito expressivos.

Uma casa desocupada, de 2 pisos e sotão, cujo valor de aquisição rondou os 70 mil euros, sofreu obras de reabilitação profundas que totalizaram 200 mil euros e no final foi colocada em valores de mercado superiores a 500 mil euros. Um retorno do investimento bastante expressivo, e que mesmo numa perspectiva negativa de quebra de mercado imobiliário, apresenta ainda uma boa margem de acomodação dessa quebra, sem perda de investimento.

casa-de-sonhoUma casa de sonho

Números à parte, uma das grandes vantagens de construir a sua casa é que tudo é escolhido e decidido por si. Certamente já imaginou várias vezes a sua casa de sonho: localizada onde quer, com uma arquitetura incrível, uma decoração invejável e com todos os pormenores e acabamentos que sempre desejou. A verdade é que pode deixar de ser um sonho e ser a realidade onde acorda todos os dias.

Ao construir a sua habitação, pode contar com a nossa criatividade. Poderá controlar a qualidade do trabalho e dos acabamentos de cada divisão e ainda personalizar tudo consoante as suas preferências pessoais.

Como investir em construção sem dor

Construir a sua casa de raiz pode ser a aventura da sua vida. Se tivermos em conta todas as etapas necessárias até ter a chave na mão, o caminho pode ser longo e difícil de percorrer sem qualquer ajuda.

Este caminho da construção da sua casa de sonho é um enredo que, por vezes, é bastante complicado, repleto de burocracia e algumas limitações.

Todos os procedimentos exigidos são complexos e envolvem diversos profissionais e entidades o que normalmente, torna o processo de construção lento. Mas não desanime! Estamos aqui para ajudar e tornar todo o processo mais fácil para si.

chave-na-mao

 

Chave na mão

A MotiveMatter nasceu por iniciativa da Progitape com o objetivo de realizar o seu sonho por si. O objetivo será que o seu envolvimento seja pontual e estritamente necessário. O resto (toda a parte chata e burocrática) fica ao nosso encargo.

Literalmente pomos as mãos na massa por si e tratamos da Arquitectura; do Planeamento; da Engenharia; do Licenciamento e Execução; da Fiscalização e Gestão.

 

Fale connosco